terça-feira, 5 de abril de 2011

O medo

Tem uma frase da Fernanda Young que é ótimo ponto de partida para esta reflexão, então vamos a ela: "só não tem medo quem é louco, ou está devidamente medicado". Não tomo remédio para as minhas crises de ansiedade porque tenho medo da dependência. Mas no fundo fico dependente do meu sangue frio para me acalmar em dias de muita dúvida. Muita gente me julga uma pessoa destemida, sinto muito decepcioná-los, sou uma medrosa de carteirinha.
Vamos seguir com os medos básicos. Odeio baratas, mosquito da dengue e animais peçonhentos. Há pouco tempo desenvolvi um novo medo, o de esportes radicais. Tudo por conta de uma perna quebrada depois de um rafting. Mas eu espero que depois da cura ele seja superado.
Como toda perfeccionista tenho medo do fracasso, de olhar aquilo que faço e achar um lixo. Tenho medo de descobrir daqui a poucos anos que não sei o que quero para minha vida. Confesso que a certeza das coisas e escolhas não tem sido minha companheira.
Tá aí, tenho medo do futuro. Daquilo que é incerto, desconhecido, intocado. Quem me conhece sabe que eu tenho mania de ler o horóscopo. Talvez na ânsia de encontrar ali alguma resposta para o que está por vir. E isso é ridículo, mas ainda assim não deixo de fazê-lo. Gostaria de ter uma bola de cristal para descobrir o que vai ser de mim daqui uns anos.
E aí vem mais um de meus medos, o de envelhecer. Fico pensando como será olhar no espelho e de repente não me reconhecer. Confesso que ultimamente tenho notado algumas diferenças desagradáveis. Mas enfim, a alternativa para não envelhecer é morrer, e tá aí mais um de meus medos.
Costumo dizer que todo mundo quer ir para o céu, mas ninguém quer morrer para isso. A morte é o fim daquilo que conhecemos, afinal de contas, ninguém voltou para dizer como é do outro lado. E a morte é a separação de quem amamos e queremos por perto. Mas vamos em frente, porque mesmo medrosa, não sou covarde e uma coisa em mim supera o medo e é a curiosidade. Quero ir até o final para ver no que isso aqui vai dar.
Socorro, Deus me proteja, porque assim é o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário