segunda-feira, 25 de abril de 2011

A doce e difícil arte da escolha

Começo este ensaio com a frase: "Cada escolha uma renúncia". Confesso que às vezes a gente faz mais de uma renúncia a partir de uma escolha. Tem também aquela história de que escolher é perder. E aí me vem à mente a imagem de um carro, trafegando por uma estrada cheia de encruzilhadas. Para seguir em frente o motorista sempre vai virando à direita ou à esquerda do caminho, mas está sempre olhando o retrovisor e nunca a estrada adiante.
Tenho vivido assim, sempre olhando o retrovisor das minhas escolhas. Sabe quando você não consegue se desprender do que deixou para trás? Há pouco tempo me deparei com a inevitável certeza de que se eu escolhi o caminho da direita é porque o da esquerda já não me servia mais. Para que estar fazendo contas na minha cabeça de uma realidade que desprezei?
O problema é que a gente se esquece de que não há como viver o futuro do pretérito no presente. É dureza galera, mas é a verdade. O poderia, seria, estaria, não faz parte do que pode, é e está. Quando a gente entender que o presente é o único tempo verbal que importa, talvez a gente tenha mais paz de espírito.
Sou uma pisciana cheia de sonhos, vários deles me vem à mente quando estou de olhos bem abertos. Ideias de que eu poderia ser mais feliz se tivesse feito outras escolhas. Mas é imperativo entender que o possível e realizável está diante de mim. Sou dona da minha história e acredito que na maioria das vezes fiz as escolhas certas.
Mesmo que o resultado imediato do passo à frente seja dor e sofrimento, é importante entender que a busca da felicidade é o objetivo da escolha. Não tenho medo das mudanças e quero sempre ter coragem de continuar fazendo minhas escolhas, grandes e pequenas, doloridas ou prazerosas. Com a certeza de que meu livre arbítrio é uma conquista e eu posso usá-lo da maneira mais sábia possível, sem ficar olhando para trás. Deus me abençoe nisso. Porque a vida é feita de escolhas e assim é o mundo.

2 comentários:

  1. Que vc sempre as faça suas melhores escolhas e, no final, possa dizer, sem medo "I did my way". Bjo, linda.

    ResponderExcluir
  2. Te desejo o mesmo amiga!!! E a gente vai assim mesmo, errando, acertando, mas sendo feliz ao longo do caminho!!!

    ResponderExcluir